quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Planejamento Educação Infantil



1° dia
Objetivo da aula: Identificar as frutas, suas cores e tamanhos, assim como sua importância para uma alimentação saudável.

·         Atividade de conhecer e identificar as frutas.
Metodologia: vamos olhar o vídeo com a música que fala sobre as frutas e sua importância, após olhar o vídeo vamos cantar e coreografar o refrão “comer, comer, comer, comer é o melhor para poder crescer”.
 Objetivo: conscientizar os alunos sobre a importância de uma boa alimentação.
Intenção pedagógica: desenvolver a atividade corporal e a coordenação motora.

·         Atividade de demonstração das frutas.
Metodologia: iremos mostrar vários tipos de frutas, onde os alunos poderão pegar as frutas e identificar as diferentes texturas, tamanhos e cores.
Objetivo: possibilitar o contato com as frutas.
Intenção pedagógica: desenvolver a consciência das crianças sobre a importância de uma boa alimentação.

·         Atividade na pracinha com o túnel de pneus.
Metodologia: os alunos irão caminhar sobre o túnel de pneus.
Objetivo: subir e caminhar sobre os pneus sem cair.
Intenção pedagógica: Estimular o desenvolvimento de habilidades motoras e de socialização através da recreação na praça.

·         Degustação das frutas
Metodologia: iremos revisar as frutas vistas pela manhã e faremos uma degustação.
Objetivo: conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável.
Intenção pedagógica: proporcionar a degustação de diferentes frutas, estimulando as crianças a experimentar.

·         Colorindo frutas
Metodologia: de acordo com as frutas vistas iremos distribuir desenhos de frutas para pintar com giz de cera.
Objetivo: trabalhar com papel e giz de cera para familiarização com material didático.
Intenção pedagógica: desenvolver a coordenação motora das crianças.

·         Confecção de uma árvore.
Metodologia: iremos distribuir balões verdes para as crianças encher e com esses iremos montar uma árvore onde iremos colocar os desenhos pintados.
Objetivo: desenvolver e incentivar a responsabilidade ecológica através da confecção da árvore.

·         Brincadeira com bola.
Metodologia: levar uma bola para pracinha e brincar.
Objetivo: todas as crianças devem brincar juntas utilizando a bola.
Intenção pedagógica: Desenvolver a atividade coletiva e a importância de dividir com os colegas.

·         Avaliação do dia.
Metodologia: em sala de aula iremos conversar sobre as atividades desenvolvidas durante o dia.
Objetivo: relembrar as atividades do dia.
Intenção pedagógica: identificar o que as crianças conseguiram aprender com a aula, registrando por escrito os novos acontecimentos assim com as conquistas e mudanças ocorridas individualmente e coletivamente.

2° dia

Objetivo da aula: Estimular a imaginação, concentração e percepção dos alunos através das histórias. Os alunos deverão trazer um brinquedo de casa para desenvolver a partilha com os colegas.








·         Brincadeira com o brinquedo do colega.
Metodologia: os alunos seguirão para o pracinha e irão levar os brinquedos trazidos de casa, cada aluno ira deixar o colega brincar com o seu brinquedo e após o fim da brincadeira o dono do brinquedo será responsável pelo mesmo.
Objetivo: os alunos devem trocar seus brinquedos com os dos colegas.
Intenção pedagogia: estimular interação social e partilha dos objetos.

·         A hora do conto participativa.
Metodologia: será contado o inicio de uma história infantil e os alunos seguirão o assunto proposto a seu modo.
Objetivo: fazer com que o aluno conte uma historia
Intenção pedagogia: estimular a criatividade das crianças.

·         Interpretação das histórias contadas.
Metodologia: os alunos irão confeccionar uma ilustração sobre as histórias contadas. Os alunos irão rasgar papel colorido e irão fazer bolinhas coloridas para colar em uma folha de papel.
Objetivo: trabalhar a imaginação.
Intenção pedagógica: desenvolver a criatividade e estimular as habilidades manuais dos alunos.

·         Brincadeira no escorregador.
Metodologia: Os alunos em fila irão subir as escadas e descer pelo escorregador, aguardando sempre sua vez de brincar.
Objetivo: trabalhar o ato de subir e descer do escorregador
Intenção pedagógica: as crianças irão com a brincadeira superar o medo de altura e aprender que depois do forço vem à recompensa.
·         Avaliação do dia.
Metodologia: em sala de aula iremos conversar sobre as atividades desenvolvidas durante o dia.
Objetivo: relembrar as atividades do dia.
Intenção pedagógica: identificar o que as crianças conseguiram aprender com a aula, registrando por escrito os novos acontecimentos assim com as conquistas e mudanças ocorridas individualmente e coletivamente.

3° dia

Objetivo da aula: Identificar características pessoais de cada aluno e sua imaginação através do uso de fantasias, onde será proposto no dia anterior para os pais que os alunos venham fantasiados com seus personagens favoritos.

·         Pintura com tempera.
Metodologia: os alunos irão pintar com cola gliter máscaras de EVA para brincar.
Objetivo: desenvolver a imaginação das crianças.
Intencionalidade pedagógica: desenvolver a coordenação motora. 
·         Brincadeira de roda.
Metodologia: faremos uma roda para cantar cantigas.
Objetivo: Estimular as crianças a se movimentar e desenvolver a coordenação motora.
Intenção pedagógica: desenvolver a coordenação motora e interação social.

·         Chapéu de jornal.
Metodologia: iremos distribuir folhas de jornal para confecção de chapéus de jornal.
Objetivo: confeccionar o próprio brinquedo.
Intenção pedagógica: desenvolver o raciocínio e coordenação motora durante a confecção do chapéu.

·         Brincadeira na pracinha.
Metodologia: com os chapéus os alunos seguirão para a pracinha brincar, após as brincadeiras cada aluno deve estar com seu chapéu para a volta a sala de aula.
Objetivo: socialização entre as crianças.
Intenção pedagógica: desenvolver a imaginação através das brincadeiras que serão desenvolvidas utilizando o chapéu de jornal.

·         Avaliação do dia.
Metodologia: em sala de aula iremos conversar sobre as atividades desenvolvidas durante o dia.
Objetivo: relembrar as atividades do dia.
Intenção pedagógica: identificar o que as crianças conseguiram aprender com a aula, registrando por escrito os novos acontecimentos assim com as conquistas e mudanças ocorridas individualmente e coletivamente.

4° dia

Objetivo da aula: Identificar os animais e seus respectivos sons.


·         Rodinha com musica e vídeo dos animais da Xuxa
Metodologia: fazer um circulo para ouvir a música referente aos sons dos animais e seus gestos.
Objetivo: cantar e dançar a música dos animais.
Intenção pedagógica: estimular a audição e interpretação dos sons dos animais.
Aqui na fazenda,
Vamos imitar
O andar dos bichinhos
Vem com a gente brincar
Imitando os animais
Imitando...
Imitando o cavalo
Imitando os animais
Imitando...
Imitando a aranha
Imitando os animais
Imitando...
Imitando um coelhinho
Imitando os animais
Imitando...
Imitando o leão
Imitando os animais
Imitando...
Imitando a abelha
Imitando os animais
Imitando...
Imitando o que você quiser...

·         Desenvolvimento dos sons.
Metodologia: a partir da musica ouvida iremos imitar os sons dos animais e imitar seu caminhar. Listando posteriormente todos os animais que conhecemos.
Objetivo: imitar os animais, seus sons e gestos.
Intenção pedagógica: estimular a sonoridade das crianças.

·         Jogo de montar.
Metodologia: levaremos para a pracinha um jogo de peças de montar, onde os alunos devem construir seus próprios brinquedos, após brincar irão recolher e guarda-los na caixa.
Objetivo: montar brinquedos para brincar.
Intenção pedagógica: através das cores e tamanhos das peças do jogo vamos trabalhar a motricidade e criatividade.

·         Modelar animais
Metodologia: iremos distribuir massa de modelar para que os alunos modelem seus animais preferidos e montaremos uma maquete de fazendinha.
Objetivo: montar uma fazenda com todos os animais preferidos dos alunos.
Intenção pedagógica: incentivar a criatividade e a motricidade das crianças.

·         Brincadeira no balanço.
Metodologia: todos os alunos irão andar no balanço, cada um em sua vez e aguardando o colega terminar para poder andar, seguindo essa linha sucessivamente até que todos os alunos tenham brincado.
Objetivo: que todos os alunos possam brincar e aguardem sua vez.
Intenção pedagógica: estimular a paciência e cordialidade cedendo e dando a vez de andar no brinquedo para os colegas.

·         Avaliação do dia.
Metodologia: em sala de aula iremos conversar sobre as atividades desenvolvidas durante o dia.
Objetivo: relembrar as atividades do dia.
Intenção pedagógica: identificar o que as crianças conseguiram aprender com a aula, registrando por escrito os novos acontecimentos assim com as conquistas e mudanças ocorridas individualmente e coletivamente.
5° dia

Será realizado um piquenique, onde usaremos todos os assuntos tratados durante a semana em sala de aula para uma atividade prática.
Objetivo da aula: incentivar os alunos a interagir com a natureza, identificando as frutas e os animais que veremos na fazenda fazendo uma relação com os vistos em sala de aula.


·         Passeio ao ar livre
Metodologia: iremos distribuir sacolas plásticas identificadas para cada aluno da turma e iremos passear pela fazenda identificando os animais e frutas trabalhadas em sala de aula recolhendo folhas e flores bonitas para futuro trabalho.
Objetivo: recolher todas as flores e folhas que vier a chamar atenção ou achar bonita.
Intenção pedagógica: trabalhar a memória através dos conteúdos já trabalhados em sala de aula, como as frutas e animais, e ainda interação com a natureza.
·         Brincadeira de roda
Metodologia: iremos formar um circulo e de mãos dadas cantar cantigas de roda sugerida pelos alunos.
Objetivo: fazer com que os alunos escolham as cantigas.
Intenção pedagógica: proporcionar o contato com a natureza e convívio social. 
·         Recolhimento do lixo
Metodologia: todas as crianças irão recolher todos os possíveis resíduos que estiverem no chão e colocar no lixo.
Objetivo: não deixar lixo jogado na natureza.
Intenção pedagógica: estimular a preservação da natureza.

·         Volta para sala de aula: voltaremos com os alunos para sala de aula

·         Avaliação do dia.
Metodologia: em sala de aula iremos conversar sobre as atividades desenvolvidas durante o dia.
Objetivo: relembrar as atividades do dia.
Intenção pedagógica: identificar o que as crianças conseguiram aprender com a aula, registrando por escrito os novos acontecimentos assim com as conquistas e mudanças ocorridas individualmente e coletivamente.

Acompanhamento da aprendizagem:
O acompanhamento da aprendizagem será diário através de reflexos com os próprios alunos sobre o que eles aprenderam e como irão usufruir desse aprendizado. Será feito registro escrito sobre os objetivos esperados e os objetivos alcançados com o planejamento.
E ainda uma avaliação individual sobre o aprendizado de cada aluno sobre a aula e de como ele desenvolveu as tarefas propostas, assim como suas conquistas e evolução.




Planejamento elaborado por: Franciele Machado e Matiele Trojahn

Nenhum comentário:

Postar um comentário