1° dia
Objetivo da aula:
Identificar as frutas, suas cores e tamanhos, assim como sua importância para
uma alimentação saudável.
·
Atividade de conhecer e identificar as frutas.
Metodologia: vamos olhar o vídeo com a música que fala sobre as
frutas e sua importância, após olhar o vídeo vamos cantar e coreografar o
refrão “comer, comer, comer, comer é o melhor para poder crescer”.
Objetivo:
conscientizar os alunos sobre a importância de uma boa alimentação.
Intenção pedagógica: desenvolver a
atividade corporal e a coordenação motora.
·
Atividade de demonstração das frutas.
Metodologia: iremos mostrar vários tipos de frutas, onde os alunos
poderão pegar as frutas e identificar as diferentes texturas, tamanhos e cores.
Objetivo: possibilitar o contato com as
frutas.
Intenção pedagógica: desenvolver a
consciência das crianças sobre a importância de uma boa alimentação.
·
Atividade na pracinha com o túnel de pneus.
Metodologia: os alunos irão caminhar sobre o túnel de pneus.
Objetivo: subir e caminhar sobre os pneus sem cair.
Intenção pedagógica: Estimular o desenvolvimento de habilidades
motoras e de socialização através da recreação na praça.
·
Degustação das frutas
Metodologia: iremos revisar as frutas vistas pela manhã e faremos
uma degustação.
Objetivo: conscientizar as crianças sobre a importância de uma
alimentação saudável.
Intenção pedagógica: proporcionar a degustação de diferentes
frutas, estimulando as crianças a experimentar.
·
Colorindo frutas
Metodologia: de acordo com as frutas vistas iremos distribuir
desenhos de frutas para pintar com giz de cera.
Objetivo: trabalhar com papel e giz de cera para familiarização com
material didático.
Intenção pedagógica: desenvolver a coordenação motora das crianças.
·
Confecção de uma árvore.
Metodologia: iremos distribuir balões verdes para as crianças
encher e com esses iremos montar uma árvore onde iremos colocar os desenhos
pintados.
Objetivo: desenvolver e incentivar a responsabilidade ecológica
através da confecção da árvore.
·
Brincadeira com bola.
Metodologia: levar uma bola para pracinha e brincar.
Objetivo: todas as crianças devem brincar juntas utilizando a bola.
Intenção pedagógica: Desenvolver a atividade coletiva e a importância
de dividir com os colegas.
·
Avaliação do dia.
Metodologia: em sala de aula iremos conversar sobre as atividades desenvolvidas
durante o dia.
Objetivo: relembrar as atividades do dia.
Intenção pedagógica: identificar o que as crianças conseguiram
aprender com a aula, registrando por escrito os novos acontecimentos assim com
as conquistas e mudanças ocorridas individualmente e coletivamente.
2° dia
Objetivo da aula:
Estimular a imaginação, concentração e percepção dos alunos através das
histórias. Os alunos deverão trazer um brinquedo de casa para desenvolver a
partilha com os colegas.
·
Brincadeira com o brinquedo do colega.
Metodologia: os alunos seguirão para o pracinha e irão levar os brinquedos
trazidos de casa, cada aluno ira deixar o colega brincar com o seu brinquedo e
após o fim da brincadeira o dono do brinquedo será responsável pelo mesmo.
Objetivo: os alunos devem trocar seus brinquedos com os dos
colegas.
Intenção pedagogia: estimular interação social e partilha dos
objetos.
·
A hora do conto participativa.
Metodologia: será contado o inicio de uma história infantil e os
alunos seguirão o assunto proposto a seu modo.
Objetivo: fazer com que o aluno conte uma historia
Intenção pedagogia: estimular a criatividade das crianças.
·
Interpretação das histórias contadas.
Metodologia: os alunos irão confeccionar uma ilustração sobre as
histórias contadas. Os alunos irão rasgar papel colorido e irão fazer bolinhas
coloridas para colar em uma folha de papel.
Objetivo: trabalhar a imaginação.
Intenção pedagógica: desenvolver a criatividade e estimular as
habilidades manuais dos alunos.
·
Brincadeira no escorregador.
Metodologia: Os alunos em fila irão subir as escadas e descer pelo
escorregador, aguardando sempre sua vez de brincar.
Objetivo: trabalhar o ato de subir e descer do escorregador
Intenção pedagógica: as crianças irão com a brincadeira superar o
medo de altura e aprender que depois do forço vem à recompensa.
·
Avaliação do dia.
Metodologia: em sala de aula iremos conversar sobre as atividades
desenvolvidas durante o dia.
Objetivo: relembrar as atividades do dia.
Intenção pedagógica: identificar o que as crianças conseguiram
aprender com a aula, registrando por escrito os novos acontecimentos assim com
as conquistas e mudanças ocorridas individualmente e coletivamente.
3° dia
Objetivo da aula:
Identificar características pessoais de cada aluno e sua imaginação através do
uso de fantasias, onde será proposto no dia anterior para os pais que os alunos
venham fantasiados com seus personagens favoritos.
·
Pintura com tempera.
Metodologia: os alunos irão pintar com cola gliter máscaras de EVA
para brincar.
Objetivo: desenvolver a imaginação das crianças.
Intencionalidade pedagógica: desenvolver a coordenação motora.
·
Brincadeira de roda.
Metodologia: faremos uma roda para cantar cantigas.
Objetivo: Estimular as crianças a se movimentar e desenvolver a
coordenação motora.
Intenção pedagógica: desenvolver a
coordenação motora e interação social.
·
Chapéu de jornal.
Metodologia: iremos distribuir folhas de jornal para confecção de
chapéus de jornal.
Objetivo: confeccionar o próprio brinquedo.
Intenção pedagógica: desenvolver o raciocínio e coordenação motora
durante a confecção do chapéu.
·
Brincadeira na pracinha.
Metodologia: com os chapéus os alunos seguirão para a pracinha
brincar, após as brincadeiras cada aluno deve estar com seu chapéu para a volta
a sala de aula.
Objetivo: socialização entre as crianças.
Intenção pedagógica: desenvolver a imaginação através das
brincadeiras que serão desenvolvidas utilizando o chapéu de jornal.
·
Avaliação do dia.
Metodologia: em sala de aula iremos conversar sobre as atividades
desenvolvidas durante o dia.
Objetivo: relembrar as atividades do dia.
Intenção pedagógica: identificar o que as crianças conseguiram
aprender com a aula, registrando por escrito os novos acontecimentos assim com
as conquistas e mudanças ocorridas individualmente e coletivamente.
4° dia
Objetivo da aula:
Identificar os animais e seus respectivos sons.
·
Rodinha com musica e vídeo dos animais da Xuxa
Metodologia: fazer um circulo para ouvir a música referente aos
sons dos animais e seus gestos.
Objetivo: cantar e dançar a música dos animais.
Intenção pedagógica: estimular a audição e interpretação dos sons
dos animais.
Aqui na
fazenda,
Vamos imitar
O andar dos bichinhos
Vem com a gente brincar
Vamos imitar
O andar dos bichinhos
Vem com a gente brincar
Imitando os
animais
Imitando...
Imitando o
cavalo
Imitando os
animais
Imitando...
Imitando a
aranha
Imitando os
animais
Imitando...
Imitando um
coelhinho
Imitando os
animais
Imitando...
Imitando o leão
Imitando os
animais
Imitando...
Imitando a
abelha
Imitando os
animais
Imitando...
Imitando o que
você quiser...
·
Desenvolvimento dos sons.
Metodologia: a partir da musica ouvida iremos imitar os sons dos
animais e imitar seu caminhar. Listando posteriormente todos os animais que
conhecemos.
Objetivo: imitar os animais, seus sons e gestos.
Intenção pedagógica: estimular a sonoridade das crianças.
·
Jogo de montar.
Metodologia: levaremos para a pracinha um jogo de peças de montar,
onde os alunos devem construir seus próprios brinquedos, após brincar irão
recolher e guarda-los na caixa.
Objetivo: montar brinquedos para brincar.
Intenção pedagógica: através das cores e tamanhos das peças do jogo
vamos trabalhar a motricidade e criatividade.
·
Modelar animais
Metodologia: iremos distribuir massa de modelar para que os alunos
modelem seus animais preferidos e montaremos uma maquete de fazendinha.
Objetivo: montar uma fazenda com todos os animais preferidos dos
alunos.
Intenção pedagógica: incentivar a criatividade e a motricidade das
crianças.
·
Brincadeira no balanço.
Metodologia: todos os alunos irão andar no balanço, cada um em sua
vez e aguardando o colega terminar para poder andar, seguindo essa linha
sucessivamente até que todos os alunos tenham brincado.
Objetivo: que todos os alunos possam brincar e aguardem sua vez.
Intenção pedagógica: estimular a paciência e cordialidade cedendo e
dando a vez de andar no brinquedo para os colegas.
·
Avaliação do dia.
Metodologia: em sala de aula iremos conversar sobre as atividades
desenvolvidas durante o dia.
Objetivo: relembrar as atividades do dia.
Intenção pedagógica: identificar o que
as crianças conseguiram aprender com a aula, registrando por escrito os novos
acontecimentos assim com as conquistas e mudanças ocorridas individualmente e
coletivamente.
5° dia
Será realizado um piquenique, onde usaremos todos os
assuntos tratados durante a semana em sala de aula para uma atividade prática.
Objetivo da aula:
incentivar os alunos a interagir com a natureza, identificando as frutas e os
animais que veremos na fazenda fazendo uma relação com os vistos em sala de
aula.
·
Passeio ao ar livre
Metodologia: iremos distribuir sacolas plásticas identificadas para
cada aluno da turma e iremos passear pela fazenda identificando os animais e
frutas trabalhadas em sala de aula recolhendo folhas e flores bonitas para futuro
trabalho.
Objetivo: recolher todas as flores e folhas que vier a chamar
atenção ou achar bonita.
Intenção pedagógica: trabalhar a memória através dos conteúdos já
trabalhados em sala de aula, como as frutas e animais, e ainda interação com a
natureza.
·
Brincadeira de roda
Metodologia: iremos formar um circulo e de mãos dadas cantar
cantigas de roda sugerida pelos alunos.
Objetivo: fazer com que os alunos escolham as cantigas.
Intenção pedagógica: proporcionar o contato com a natureza e
convívio social.
·
Recolhimento do lixo
Metodologia: todas as crianças irão recolher todos os possíveis
resíduos que estiverem no chão e colocar no lixo.
Objetivo: não deixar lixo jogado na natureza.
Intenção pedagógica: estimular a preservação da natureza.
·
Volta para sala de aula: voltaremos com os
alunos para sala de aula
·
Avaliação do dia.
Metodologia: em sala de aula iremos conversar sobre as atividades
desenvolvidas durante o dia.
Objetivo: relembrar as atividades do dia.
Intenção pedagógica: identificar o que
as crianças conseguiram aprender com a aula, registrando por escrito os novos
acontecimentos assim com as conquistas e mudanças ocorridas individualmente e
coletivamente.
Acompanhamento da
aprendizagem:
O acompanhamento da aprendizagem será diário através de reflexos
com os próprios alunos sobre o que eles aprenderam e como irão usufruir desse
aprendizado. Será feito registro escrito sobre os objetivos esperados e os
objetivos alcançados com o planejamento.
E ainda uma avaliação individual sobre o aprendizado de cada
aluno sobre a aula e de como ele desenvolveu as tarefas propostas, assim como
suas conquistas e evolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário